Muitas pessoas acreditam que quando chegar o tempo certo Deus simplesmente vai fazer com que a pessoa caía na sua frente e vocês se apaixone, reconheço que até mesmo eu quis acreditar nessa história, tão simples seria né se o nosso cara simplesmente aparecesse >.<, mas não é assim.

Há dois grandes mitos que rodam por nossa cabeça quando o assunto é o nosso príncipe primeiro, Pessoa Exclusiva, segundo Pessoa Perfeita, vou te explicar agora porque esses dois termos são mitos...

Imagine uma igreja onde há a mesma quantidade de garotas e garotos, e cada um deles foi designado por Deus para formarem pares um dia, como são exclusivos eles não podem cometer o erro de se casarem com as pessoas erradas certo? Mas e se duas pessoas que não foram escolhidas uma para outra resolverem se casar? Problema na certa! Seria uma bagunça terrível. O mesmo acontece se você pensar que só há uma pessoa para a sua vida e ela estiver lá do outro lado do mundo, como vocês irão se encontrar? É impossível existir uma pessoa designada especialmente pra você.

E essa história da carochinha de que pessoas perfeitas existem? Como assim, ainda existem pessoas que pensam assim? Infelizmente sim. Muitas meninas cogitam um Príncipe perfeito, vindo diretamente do mundo dos contos de fadas, com espadas, armaduras, músculos, queixo desenhado, cabelos ao vento e olhos azuis, que sabem falar juras de amor que fará seu coração disparar... Pensamos só um pouquinho, nós somos Princesas perfeitas? Somos o exemplo de vida, beleza e inteligência, não, nada disso. Pessoas não são perfeitas, são formadas de qualidades e defeitos, diferenças e detalhes que faz cada um ser diferente, ter seu próprio jeitinho.

O que nós precisamos aprender é que o amor não precisa ser perfeito, basta ser verdadeiro!

Já que os mitos foram jogados a mesa, agora é ora das verdades virem a tona, quando chegar o seu tempo de amar a escolha será sua, você olhará para fulano e entenderá que é com ele que você deseja escrever uma história. Muitas pessoas que já escolheram esperar e entenderam que a escolha seria delas erraram feio na hora de escolher seu amado e para isso o pastor Nelson Junior fez um estudo em cima da mensagem trazida em Gênesis 24, que convido você a ler neste momento.

O capítulo 24 é dedicado a história de Isaque na busca por uma pessoa ideal, sua futura esposa Rebeca, que foi fruto de oração e obediência. Embora não tenha sido o próprio Isaque que a tenha procurado, há mais neste texto para nos ensinar e abençoar do que imaginamos.


Uma Pessoa Ideal

10 lições - Gênesis 24

 1. O Pai se interessa por nossa vida sentimental.

Abraão pediu que um de seus servos fosse procurar o melhor para o seu filho, essa preocupação de Abraão também está presente no Senhor. Deus se preocupe em nos dar o melhor, Ele conhece nossos sonhos, Ele conhece o amor, afinal é o próprio verbo amar e deseja que o conheçamos também.
Nós achamos que sabemos o que é melhor para nós, mas quantas vezes fomos enganadas por nosso coração? Muitas né? Nós ficamos tão preocupadas com o agora que esquecemos do futuro, mas Deus não comete esse erro, o que Ele escolhe é para sempre. É o melhor para sempre.
Em Provérbios 19:14 é dito: "Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor." No nosso caso, seria "marido", ele será enviado do Senhor, só assim dá certo princesa, ambos seguindo os mesmos propósitos, sendo fiéis ao mesmo Deus, buscando ser melhores a cada dia.
Portanto, não se esqueça Princesa, Deus se preocupa com sua vida sentimental.

   2. Não existe namoro evangelístico.
Não adianta ficar presa nessa onda de que você pode namorar qualquer um do mundão porque será capaz de converter o rapaz, quem converte é o Espírito Santo e jugo desigual traz dor, tristeza, lutas (mais do que você pode imaginar) e pode até te afastar do Senhor. Em 2 Coríntios 6:14 está escrito: "Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?"
Abrir mão do especial, que virá das mãos do Senhor é como contratar uma empresa aérea de que a cada 10 voos 1 deles chega o destino, é furada.

   3. O Senhor orienta.
Quando oramos, buscamos dedicar nossa vida ao Senhor, nos entregamos a Ele recebemos como amigo o Espírito Santo e ele nos guiará pelo com caminho.Em Romanos 8:14 é dito que nós somos guiados pelo Espírito Santo e por isso somos filhas de Deus.
Quando você decidir ouvir a voz do Senhor, no momento que começar a contar os seus sonhos e escolher ouvi-lo antes de tomar suas próprias decisões, começará a ouvir a voz Daquele que não erra e que tem os melhores conselhos para dar, seu Melhor Amigo!

   4. Ore primeiro, busque depois.
Em Gênesis 24:12, o servo de Abraão nos deixa uma grande lição, orar antes de buscar. Procurar a direção de Deus antes de qualquer coisa, entregar a Ele nossos sonhos e desejos, orar para que abençoe e para que a vontade Dele seja feita.
Não fique correndo por aí atrás de alguém, ore pelo seu alguém, o abençoe, profetize e no momento certo sob a direção de Deus vocês se encontrarão.

  5. Estabeleça o que procura.
O servo de Abraão fez um pedido a Deus, que a pessoa certa aparecesse e fizesse o que ele pediu... O que você tem pedido a Deus? Faz uma listinha, Deus quer que você seja específica, conte a Ele! Mas lembre-se nessa listinha coloque características espirituais e sentimentais, não o tipo de cabelo do cara, a cor dos olhos ou se ele gosta de pizza... Cuidado com o que for pedir ;]

 6. Observe antes, se envolva depois.
Essa é uma das dicas mais importantes, quantas meninas iniciam um namoro falando tão bem do rapaz, que ele é isso e aquilo e depois começam a descobrir que é tudo diferente? Quantas pessoas frustradas com relacionamentos que não foram bem pensados no início...
Vale a pena observar, será que a pessoa é realmente legal? Será que ela também tem propósitos com Deus? O que está envolvida na obra? Como ela é com as pessoas ao meu redor?
Não comece um namoro onde você não conhece aquele a que você diz eu te amo.

 7. Submeta sua vida sentimental.
Quem sabe da sua vida sentimental? Quando você começa a gosta de alguém a quem você recorre? Assim que Rebeca ouviu o que o servo de Abraão disse ela correu para casa e foi contar a sua família. Termos um relacionamento de confiança com os nossos pais e líderes é fundamental. Antes de postar no facebook, antes de virar textinho pra rede social, compartilhe essa informação, esse novo sentimento que vem surgindo com aqueles que você confia.

 8. Conheça a família.
Você já deve ter ouvido isso da sua mãe, conheça a família do rapaz que você deseja namorar, veja como ele é com a mãe, assim você verá como ele será com você e vice versa... Uma grande verdade! Conheça a fundo, observe. Vá num jogo de futebol num retiro e veja se o seu rapaz é calmo lá (dica do pastor Nelson, rsrs), não pense que nervosismo, palavrões, raiva vão sumir no casamento, não deixe para abrir mão depois que tiver casada.

 9. É uma questão de Escolha!
Quem decidirá será você, o que podes fazer é buscar direção de Deus, oração, dedicar sua vida, buscar sabedoria... Não vá ficar parada o tempo todo nem encalhar, haverá um momento de escolha que deverá ser realizado, Princesa.
Uma decisão de avançar, começar a escrever novas linhas na sua história.

10. Estar pronto é essencial.
As pessoas tomaram nota de que estar preparado para um relacionamento é beijar muito bem, saber fazer sexo, conhecer as pessoas e o mundo, e tudo aquilo que as leva para o abismo... A verdade de estar pronta é estar no centro da vontade de Deus, sendo obediente e temente a Ele. A primeira vez que Rebeca viu Isaque, o rapaz estava voltando do campo, onde havia ido para meditar, quer coisa mais linda que essa?
Um casal que busca a Deus, permanecerá junto com Deus.
Busque ser uma pessoa especial, espiritual e fisicamente falando.

"Deus embrulha para presente o coração. Sabemos que vem de Deus, porque chega com o cheiro Dele no papel."(Eu Escolhi Esperar)    

Sabe qual foi a recompensa de Isaque nessa busca pela pessoa ideal?
"Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe Sara; fez dela sua mulher, e a amou; assim Isaque foi consolado após a morte de sua mãe." (Gênesis 24:62)




  Isaque tinha um segredo, e ele realmente tinha, o segredo de Isaque era estar no centro da vontade de Deus, buscando o Mestre antes de qualquer coisa, confiando sua vida Nele e assim as demais coisas foram acrescentadas a sua vida.

Keep Calm and Espere no Senhor ♥



Deixe um comentário