Bem...quando vi essa matéria, lembrei das princesas do Brasil e pensei como seria legal postá-la. Espero que gostem...--------------------------------------------------------------------------------
O clima de onde você mora influencia (muito!) o cabelo e a pele. Mas, com alguns cuidados, dá pra ficar sempre linda!Por Ana Carolina Giarrante Fotos: Fabio Mangabeira
Região Norte
Se você mora no acre, Amapá, amazonas, Pará, Rondônia, Roraima ou Tocantins, passa calor o ano todo. a temperatura média nesses estados é de 26ºC e as chuvas são constantes. isso significa que você está super acostumada com o sol e a umidade, grandes responsáveis por tornar a pele e o cabelo mais oleosos. Portanto, se cuide!

Protetor solar é item de prioridade máxima na sua nécessaire, mas fique com os que vêm em gel ou são oil-free. no rosto, ele até pode substituir o hidratante, ok?

Pela manhã e à noite, aplique no rosto um sabonete anti-séptico para evitar a oleosidade e manter bem longe as bactérias que causam as espinhas.

Uma loção hidratante pós-banho bem levinha é suficiente para deixar a pele macia o ano todo.

Os cabelos das meninas que moram no norte costumam ser escorridos. Por isso, é indispensável o uso diário de xampu neutro ou específico para cabelos oleosos e condicionador só nas pontas dos fios.
Região Centro-Oeste
Quem vive em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e distrito Federal tem que levar em conta que o clima é seco, com temperaturas elevadas. Esse ambiente é perfeito para deixar a pele desidratada e o cabelo rebelde. Então, fique ligada na rotina de cuidados que você deve ter.

Aplique protetor solar ao menos duas vezes por dia e, ao lavar o rosto, use um sabonete para peles sensíveis. se ele tiver agente hidratantes, melhor ainda! o clima dessa região costuma dar aquela impressão de pele esticada.

Se sofre com as espinhas, o melhor é usar um sabonete adstringente e aplicar filtro solar oil-free. caso o problema persista, consulte um dermatologista e procure aplicar os secativos e ácidos à noite, antes de dormir, para evitar de se expor ao sol com esses produtos.

O corpo precisa de uma boa dose de hidratação e o ideal é usar cremes nutritivos, do tipo manteiga corporal. na hora do banho, prefira água de morna à fria.

O cabelo sofre bastante com as condições climáticas da sua região, por isso, é bom usar xampus e condicionadores para seu tipo de fio e, depois de lavar, aplique leave-in para evitar o frizz. a cada 15 dias, faça uma hidratação mais profunda, com uma máscara de tratamento.
Região Nordeste
As garotas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão acostumadas com temperaturas acima de 25ºC o ano inteiro. o vento e a falta de chuvas também acabam deixando o clima mais seco e, com isso, a pele desidrata. Então, algumas precauções fazem bem.

A proteção contra o sol é mais do que uma obrigação, é um hábito que deve ser tão normal como escovar os dentes. E não é só a pele que necessita de filtro solar! os cabelos também precisam de proteção sempre que você for se expor ao sol. se quiser, pode optar por xampus e condicionadores que já contenham FPs.

Hidratantes potentes são essenciais para quem vive em locais secos. No nordeste, porém, a pele pode ficar melada com um creme muito espesso. Então, procure aplicar hidratantes em gel ou loção. abuse de banhos fresquinhos, com água morna ou fria.

Faça a limpeza do rosto com sabonetes de bebê, que são bem suaves e não agridem a pele. Para hidratar, use um creme em forma de gel ou oil-free. Se tiver acne, peça para o seu dermatologista um secativo e passe antes de dormir.

Lave os cabelos todos os dias, aplicando duas vezes o xampu, afinal, o vento traz muita sujeira e até areia para os fios. Use um condicionador de qualidade nas pontas e, a cada 15 dias, aplique uma boa máscara de tratamento para hidratar ou, então, vá ao cabeleireiro para realizar um tratamento completo.
Região Sul
Em santa Catarina, rio Grande do sul e Paraná, o calor só rola no verão mesmo. Já no inverno, as temperaturas são baixas e, em alguns lugares chega até a nevar! Por isso, as meninas que vivem por lá têm que encarar frio com vento, o que diminui a oleosidade natural da pele e do cabelo. É preciso ficar de olho nos seguintes cuidados:

O vento e o frio ressecam a pele, então, o ideal é passar hidratantes mais grossinhos. Quando o frio estiver pegando meeesmo, e você tiver preguiça de passar o que quer que seja depois de sair do banho, use um óleo ao menos no chuveiro.

Não é porque você vive na região mais fria do Brasil que pode abusar de água muito quente, combinado? Evite ficar horas embaixo do chuveiro borbulhante e use secador só em dias especiais.

No rosto, opte por hidratantes com FPS que contenham vitamina C ou E. Elas inibem o envelhecimento da pele!

A limpeza do rosto pode ser feita com um sabonete mais suave, à base de hidratantes, ou de bebê.

Os lábios podem rachar, por isso, é legal aplicar hidratante com filtro solar. Lembre-se: não é porque mora no sul que os raios solares não vão afetá-la! É legal carregar a tiracolo um creminho para as mãos.

O cabelo pode ficar ressecado, então, procure usar xampus para seu tipo de fio e aplique um bom condicionador nas pontas. Uma máscara hidratante também é bem-vinda, pelo menos a cada 15 dias.

Região Sudeste
As meninas de Espírito santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo são mais que urbanas e passam calor no verão e frio no inverno (o que não é comum na maior parte do Brasil). os cuidados poderiam ser mais que básicos não fosse a poluição, que faz mal para a pele e o cabelo. Já que não tem jeito, confira os toques para essa região.

Pele limpa é lei, portanto, capriche no sabonete adstringente e, à noite, aplique um tônico para completar a limpeza. antes de dormir, é legal passar no rosto um ácido salicílico (prescrito por um dermatologista, combinado?), para evitar o aparecimento de cravos, que podem se transformar em espinhas.

O protetor solar também precisa ser aplicado no rosto diariamente. Prefira os produtos oil-free e reaplique ao longo do dia, ainda mais se estiver calor. você também pode lançar mão de um hidratante à base de gel, mas não abuse muito de tudo quanto é produto, pra poeira não grudar na pele. A maquiagem também tem que ser feita com base fluida, bem levinha.

No corpo, loções hidratantes depois do banho – com água morna – são ótimas pedidas.

As madeixas podem ser lavadas todo dia se forem oleosas. Do contrário, lave-as com xampus específicos para seu tipo de cabelo, dia sim, dia não. aplique condicionador nas pontas e, uma vez por mês, faça uma hidratação nos fios. Se o seu cabelo for ressecado, pode hidratá-lo a cada 15 dias com uma boa máscara.
Quem deu as informações: os dermatologistas Ana Lúcia Récio, Luciane Scattone e Valcinir Bedin.
Produção: Fernanda Kenan Modelo: Carolinne Rosso(WAY MODEL) • CABELO E Make : Camila Adi (BL Z)
FONTE: Menina Cristã da Atrevida


Deixe um comentário