"Qual a idade de certa para namorar?" essa certamente é uma das perguntas que mais o Pr. recebe nos seus emails. Pergunta típica de adolescentes, ele não se recorda de alguém com mais de 21 anos lhe fazer esta pergunta.
Bem a resposta vai na contra mão daquilo que a maioria dos adolescentes desejam. E, antes que alguém pense: "pra você é fácil falar isso, agora que é um adulto casado" me adianto dizendo eu não namorei na adolescência apesar de ter desejado isso. Entendi ainda nesta fase que o que Deus tem para mim sempre será melhor do que aquilo que desejo para mim.
 
"Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino" (1 Coríntios 13:11 NVI)
 
Este Pr. tem mais de vinte anos ajudando jovens e ele percebeu como é importante orientar muito bem nossos adolescentes (talvez alguns aqui não tenham isso de idade ainda) ao longo dos anos não tenho encontrado bons motivos para apoiar o namoro na adolescência. Muitos jovens hoje não conseguem viver um romance saudável ou não possuem uma vida emocional estável por causa do histórico conturbado de uma vida amorosa mal sucedida na adolescência. 
 
Adolescência vem do latim, ADOLESCER, que significa, amadurecimento. Ou seja, essa é a fase linda da vida que estamos amadurecendo, ´percebo que muitos nesta fase sofrem demais em suas vidas sentimentais e desnecessariamente.
 
Namorar na adolescência considero um pecado? Não! Mas também não acredito ser inofensivo ao contrário da opinião da grande maioria. Apesar de não achar um pecado, peça experiência prática no ministério pastoral namorar antes dos 18 anos considero uma grande perda de tempo e na maioria dos casos uma experiência frustrante.
 
Ao argumento "conheço muito adolescente mas maduro que muita gente mais velha!" já me adianto, é um engano achar que a maturidade chega junto com a idade. Muitas vezes a idade chega sozinha. Por mais maduro que um adolescente possa ser para sua idade, ele continua sendo um adolescente em fase de amadurecimento. e comparar a maturidade de um adolescente com a imaturidade de um jovem não é uma das comparações mais sábias que se possa. 
Namorar cedo não torna uma pessoa mais madura no amor. Quem muito namora não fica mais experiente e sim mais ferida. Vida amorosa não é como um cartão de crédito que quanto mais você usa, mais vantagens acumula. Porém romances precoces na prática, ao contrario do que ensina MALHAÇÃO o pior discipulado par adolescentes, tenho observado que a maioria acumula decepções e mágoas, tornando-as pessoas mais feridas. Infelizmente muitos adolescentes só irão concordar com isso daqui há dez anos.
 
Se você está na adolescência e deseja viver uma experiência com Deus nessa área da sua vida: Escolha Esperar! ESPERAR o TEMPO CERTO para viver suas experiências sentimentais.
 
Eu aprendi que o amor tudo sofre, tudo crê, tudo suporta e também TUDO ESPERA. Apesar deste texto se referir ao AMOR AGAPE (relação de Deus com o homem) eu creio que ele é totalmente aplicável a outros relacionamentos também (pais e filhos, amizades e romances). 
 
Para um adolescente cristão existem outras maneiras lindas de viver essa fase com grande emoções: curtir a família, se envolver na igreja, viver uma experiência missionária, fazer muitos amigos e curtir a vida nos princípios da Palavra de Deus. Esse é um tempo maravilhoso de buscarmos experiências com Deus que fundamentarão nossas vidas para sempre.
 
Não perca tempo da sua adolescência acumulando feridas. Com o passar do tempo você descobrirá como valeu a pena esperar. Deus tem um plano lindo para todas as áreas da sua vida, inclusive sua vida sentimental.
 
Existem adultos hoje que gostariam muito de ter tido o privilégio de ter lido esse texto há 10, 15 ou 20 anos atrás, quando eram adolescentes. Mas não tiveram essa oportunidade que você adolescente hoje, mas aprenderam de forma dolorosa e hoje se esforçam para ensinar seus filhos a não sofrerem os mesmos danos. 
 
Tudo que vale a pena possuir, vale a pena esperar. Então não se esqueça: vale a pena esperar por aquilo que vai durar para sua vida inteira. Os planos de Deus são melhores que os nossos. Você só precisa ser paciente para vive-los no tempo certo.
 
Fonte:  Nelson Junior
 

 


4 Comentários

  1. A paz querida, parabéns pelo blog super edificante! É sempre muito agradável encontrar blogs cristãos como o seu, que tem como intuito propagar o evangelho! Que Deus abençoe grandemente o seu trabalho, já coloquei o seu banner no meu blog>> http://www.sarahcristinny.com/p/parcerias_6.html

    Super beijo!
    www.sarahcristinny.com
    Instagram: @sarahcristinny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e fiquei feliz pela parceria <3

      Bjnhs e sucesso sempre!

      Excluir
  2. Acabei de passar por um momento assim hoje.
    minha amiga e o namorado dela. E eu estava ajudando-a e conversando com a mãe do garoto.
    Motivo pelo qual não coloquei seu banner no blog ainda.
    Mas a parceria está aceita.
    Obrigada por conceder a honra, flor.
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe sempre e que tudo se resolva na direção do Senhor.

      Bjnhs e sucesso sempre!

      Excluir